Aluno da UFRGS é indiciado por injúria racial contra professora da instituição

Foto: Arquivo Secom/UFRGS

Um aluno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi indiciado por injúria racial após ser alvo de denúncia por racismo contra uma professora da instituição. A identidade dele não foi revelada.

Segundo a delegada Tatiana Bastos, titular da Delegacia de Combate à Intolerância em Porto Alegre, o indiciamento foi baseado em provas testemunhais e em uma sindicância realizada pela universidade, que decidiu pela expulsão do aluno.

A sindicância, conduzida por uma comissão da UFRGS, determinou que o aluno fosse expulso da universidade. A instituição afirmou que o processo está em andamento e ainda é sigiloso.

De acordo com as provas testemunhais, a professora Gláucia Aparecida Vaz, do curso de Biblioteconomia, relatou que o caso ocorreu em 19 de julho de 2023, quando ela chegava para dar aula. O aluno teria feito comentários ofensivos, incluindo frases discriminatórias, no qual o estudante negou durante seu depoimento à Polícia Civil.

O inquérito policial foi encaminhado ao Ministério Público, que decidirá se oferecerá denúncia à Justiça. Se a denúncia for aceita, o estudante será formalmente acusado do crime e iniciará o julgamento.