Unidos da Cova da Onça é a campeã do Carnaval de Uruguaiana

Foto: Divulgação/Elias Pizarro

A Unidos da Cova da Onça sagrou-se campeã do carnaval fora de época de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, após a apuração realizada na tarde de domingo (3). Este é o 18º título da escola, que encantou o público com o enredo “Uma onça arretada no Nordeste”, em homenagem à resiliente cultura do povo nordestino. A agremiação desfilou com 1,2 mil componentes, distribuídos em 24 alas, além de três carros alegóricos e dois tripés.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Uruguaiana, conhecida por sediar o maior carnaval do estado e um dos mais grandiosos do Brasil, atraiu mais de 40 mil espectadores, incluindo turistas da Argentina e do Uruguai e notáveis do carnaval carioca. Sidclei Santos, mestre-sala do Salgueiro, do Rio de Janeiro, destacou o carnaval de Uruguaiana como o maior fora de época do país e expressou sua alegria em participar do evento.

O festival iniciou na quinta-feira (29) com as sete escolas de samba programadas para dois desfiles cada. Contudo, a programação sofreu alterações devido à chuva no final de semana, resultando na contabilização de apenas uma apresentação por escola para a atribuição das notas finais.

As demais escolas também trouxeram enredos diversificados, desde a celebração dos 20 anos da Apoteose do Samba, passando pelos mistérios revelados pelos Rouxinóis, até as homenagens aos tambores pela Deu Chucha na Zebra e a Jorge D’Ogunhê pela Imperadores do Sol.