Rio Grande do Sul registra 25ª morte por dengue em 2024

Foto: Pixabay

Em um trágico marco para o Rio Grande do Sul, a dengue fez sua vítima número 25 neste ano de 2024, na tarde de terça-feira (19). A mais recente vítima é uma mulher indígena de 37 anos, moradora de Redentora, uma localidade no norte do estado, destacando a gravidade do surto na região.

Redentora enfrenta uma preocupante incidência de dengue, com 5.500 casos prováveis a cada 100 mil habitantes, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde. Em um panorama estadual, 25.048 casos foram confirmados apenas nos primeiros meses de 2024, dos quais 21.232 são autóctones, indicando que o contágio aconteceu dentro do próprio estado.

A Secretaria Estadual de Saúde reitera a crucial importância do atendimento médico precoce ao primeiro sinal dos sintomas da dengue, que incluem: febre alta, dor retro-orbital, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar geral, náuseas, vômito, diarreia, e manchas vermelhas na pele. A população é urgida a não negligenciar estes sintomas e procurar prontamente os serviços de saúde.