Morre aos 89 anos Osvaldo Bender, ex-deputado federal do Rio Grande do Sul e fundador da rede de lojas 3 Passos

Foto: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai

Aos 89 anos, Osvaldo Afonso Bender, conhecido por sua atuação como deputado federal Constituinte, veio a falecer no último domingo (17) em Três Passos, no noroeste do Rio Grande do Sul. Sua trajetória foi marcada pela dedicação aos direitos dos trabalhadores e servidores públicos, tendo atuado na Subcomissão pertinente durante a Assembleia Constituinte.

Nascido em 1934, Bender deu seus primeiros passos na política como vereador em Três Passos, servindo duas legislaturas antes de assumir o posto de deputado federal pelo Partido Democrático Social (PDS), onde fez parte da histórica Assembleia Constituinte. Além da vida política, se destacou no empreendedorismo, fundando em 1964 a Lojas 3 Passos, um marco no comércio varejista gaúcho.

Bender também se aventurou no mundo literário, deixando obras focadas em gestão e vendas, além de uma biografia que espelha suas convicções e experiências de vida. Casado com Astrogilda Bender, deixa um legado familiar através de seus filhos Jaime e Jorge, e netos Eduardo, Ana, Octavio, Felipe e Luisa.