Ministério da Fazenda quer negociar dívidas do estado ainda em março, segundo Eduardo Leite

Foto: Maurício Tonetto / Palácio Piratini

O Ministério da Fazenda está programado para se reunir com representantes dos estados brasileiros ainda em março, visando discutir uma proposta inicial para a renegociação das dívidas estaduais com a União.

A informação foi divulgada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, após um encontro com o ministro Fernando Haddad. Esta reunião inaugural abordará as preocupações específicas dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, com a possível adição de Goiás e São Paulo ao grupo de negociação.

Os estados apresentam duas principais demandas: a atualização do regime de recuperação fiscal, para acomodar estados com dificuldades financeiras mais severas, e a revisão dos contratos de dívida existentes, buscando taxas de juros mais favoráveis. Uma das propostas inclui a mudança da taxa de juros atual — inflação mais 4% — para uma taxa fixa de 3%.

O governador Eduardo Leite enfatizou a importância de abordar ambos os aspectos para garantir a sustentabilidade fiscal dos estados a longo prazo.