Médico é indiciado por injúria xenofóbica contra enfermeira em Morro Reuter

Foto: Prefeitura de Morro Reuter

A Polícia Civil indiciou um médico de 63 anos na última quinta-feira (29) por xenofobia contra uma enfermeira em uma unidade de saúde de Morro Reuter. O homem foi preso em flagrante no dia 12 de fevereiro e agora responde ao caso em liberdade.

O delegado Felipe Borba informou que o médico foi indiciado pelo crime de injúria xenofóbica, podendo ser condenado a uma pena de dois a cinco anos de prisão. “O termo mencionado teria sido ‘nordestina burra’“, explicou.

Além da ofensa, o médico teria proferido outras frases ofensivas, como “nós gaúchos trabalhamos o dobro para sustentá-los”, “eles vão tomar conta do Rio Grande do Sul” e “o Brasil não vai pra frente por causa dessa gente”.

A Prefeitura de Morro Reuter abriu uma sindicância para investigar o incidente assim que tomou conhecimento do ocorrido. O município declarou que repudia qualquer forma de discriminação.

Os nomes do médico e da enfermeira, de 39 anos, não foram divulgados. A Justiça determinou o afastamento do profissional do trabalho na unidade de saúde onde ocorreu o caso.

Em seu depoimento, o médico negou ter feito qualquer comentário discriminatório. No entanto, a polícia afirma possuir evidências que sugerem a ocorrência do crime. Testemunhas presentes no local, que também trabalham na unidade de saúde, testemunharam a ofensa, conforme relatado pela Brigada Militar, que registrou o flagrante.