Gaúcho vive por cinco anos em hotel de Nova York sem pagar

Foto: Reprodução/Internet


Um gaúcho, identificado como Mickey Barreto, viveu por cinco anos no New Yorker Hotel, em Nova York, sem pagar um centavo além da primeira diária, segundo reportagem do jornal New York Times.

Nascido em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, Barreto se mudou para os Estados Unidos na década de 1990. Em 2018, ele se instalou no hotel com seu companheiro, Matthew Hannan. A permanência de Barreto se deu após uma descoberta das regras de habitação acessível na cidade.

A Lei de Estabilização de Aluguéis de 1969 permite que os hóspedes se tornem residentes permanentes de hotéis com tarifas acessíveis. Isso transforma o quarto em um apartamento subsidiado. Barreto solicitou formalmente um aluguel com desconto e, após um processo judicial, obteve a posse do quarto.

Os proprietários do hotel tentaram removê-lo, alegando que a propriedade estava isenta das disposições da lei habitacional. No entanto, falharam em apresentar a documentação necessária, e Barreto acabou sendo reconhecido como proprietário do hotel.

Desfecho

Após uma batalha legal, Barreto foi despejado em 2023 e enfrenta 24 acusações criminais por fraudar a propriedade do hotel. Hannan, seu companheiro, não foi acusado. Barreto aguarda julgamento e pode enfrentar anos de prisão se condenado.