Foguete de empresa japonesa explode segundos após lançamento em Wakayama

Foto: Reprodução/Space One

Em um evento marcado por expectativas, um foguete da startup japonesa Space One encontrou um fim precoce ao explodir segundos após seu lançamento em Wakayama, no Japão, nesta quarta-feira (13).

A Space One, visando estabelecer um marco como a primeira empresa privada japonesa a enviar um satélite para o espaço, enfrentou um revés significativo com a falha de seu foguete Kairos.

O foguete, caracterizado por seu propulsor de combustível sólido e altura de 18 metros, tinha a missão de levar ao espaço um satélite experimental do governo. Contudo, o lançamento, efetuado de uma base na região oeste do Japão, terminou em uma explosão espetacular, transformando a espaçonave em uma intensa bola de fogo no céu.

O incidente gerou uma vasta nuvem de fumaça sobre a área de lançamento e resultou na queda de destroços nas montanhas da península de Kii, uma região de densas florestas. Imediatamente após o acidente, sistemas de irrigação foram acionados como precaução contra incêndios.

A causa da explosão ainda não foi determinada, e a Space One, por meio de um comunicado à imprensa, mencionou que o voo foi “interrompido” inesperadamente e que uma investigação detalhada está em andamento para esclarecer os fatos.