Comerciantes de São Paulo estão usando músicas da Disney para evitar presença do deputado federal Celso Russomano

Foto: Reprodução

Empresários de São Paulo, especialmente os proprietários de estabelecimentos populares na metrópole, estão recorrendo a trilhas sonoras da Disney para evitar que o deputado federal, Celso Russomano consiga publicar suas reportagens no YouTube.

Conhecido por se envolver em conflitos entre comerciantes, fornecedores e consumidores, o jornalista e deputado federal por São Paulo tem um canal no Youtube, intitulado “Patrulha do Consumidor”, onde expõe situações destes locais.

Contudo, Russomano terá que contornar uma estratégia que se aproveita da política rigorosa do YouTube em relação a obras protegidas por direitos autorais.

Assim que a plataforma detecta uma obra protegida por direitos autorais, o vídeo é impedido de ser postado. Mesmo que consigam publicar o conteúdo devido a alguma falha técnica, o vídeo normalmente é removido após a plataforma identificar a violação de direitos autorais.

“Se o Celso Russomano vai lá na tua empresa querendo fazer onda, é só pegar uma caixinha, colocar uma caixinha de som no talo, colocar alguma música que tenha copyright, do Super Mario ou alguma música da Disney, que ele não vai conseguir subir o vídeo e vai perder todo o material que ele gravou”, explicou um comerciante em vídeo postado no TikTok.