MTE paralisa demolição do ‘esqueletão’ após constatar condições inseguras aos trabalhadores em Porto Alegre

Foto: Alex Rocha/PMPA

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determinou a interrupção imediata do serviço de demolição do Edifício Galeria XV de Novembro, popularmente conhecido como “esqueletão”, situado no Centro Histórico de Porto Alegre. O processo foi iniciado em janeiro deste ano, com a preparação do prédio e o uso de telas protetoras.

A prefeitura foi informada sobre a paralisação na última sexta-feira (23) e recebeu a notificação oficial ontem (27). O motivo do embargo, de acordo com o MTE, foi a identificação de condições inseguras para os trabalhadores durante uma inspeção, incluindo a falta de equipamentos adequados e de medidas de proteção.

Segundo informações fornecidas ao G1 pelo MTE, a empresa responsável pela demolição poderá reverter a situação corrigindo os problemas identificados.

Originalmente, o término do serviço estava previsto para a metade deste ano, com a utilização de explosivos programada para maio. O custo total da operação é estimado em R$ 3,79 milhões.

O edifício de 19 andares teve sua construção iniciada em 1956, porém as obras foram abandonadas três anos depois. Desde então, o prédio estava ocupado irregularmente até ser completamente evacuado em 2021. No ano seguinte, a prefeitura obteve autorização judicial para a demolição devido ao risco iminente de colapso da estrutura.