Líder de facção na Serra Gaúcha condenado a 359 anos é recapturado em Santa Catarina após romper tornozeleira eletrônica

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na manhã desta quarta-feira (7), por volta das 7h, a polícia prendeu em Itapema, Santa Catarina, um homem de 45 anos que está foragido desde 2022, apontado como líder de uma importante facção criminosa da Serra Gaúcha. Conforme informações policiais, ele acumula condenações que somam 359 anos de reclusão.

Augusto Cavalheiro Neto, delegado regional de Caxias do Sul, explicou que o criminoso estava em liberdade condicional desde maio de 2022, quando rompeu sua tornozeleira eletrônica e fugiu. A captura foi possível graças à colaboração entre as polícias Civil e Federal de ambos os estados, que localizaram o esconderijo do foragido.

O detido, cuja identidade não foi revelada, possui um extenso histórico criminal, incluindo roubo a bancos, receptação, tráfico internacional de drogas, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Atualmente, ele também é suspeito em dois processos por assalto a uma agência bancária em Bento Gonçalves.

Embora não seja diretamente vinculado aos recentes homicídios na região da Serra, a polícia investiga sua possível conexão com os crimes devido ao seu papel de liderança na facção e envolvimento com o narcotráfico.

O indivíduo agora se encontra detido em uma unidade prisional em Santa Catarina, aguardando as devidas providências legais.