Governo federal vai acompanhar caso de motoboy que foi preso ao sofrer facada e solicitar BM em Porto Alegre

Foto: Reprodução

O ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, anunciou que o governo federal vai acompanhar a investigação do caso de um homem negro, identificado como Everton Henrique Goandete da Silva, que foi detido após ser ferido a faca no bairro Rio Branco, em Porto Alegre.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Almeida, em publicação na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), destacou que o incidente reflete como o racismo impacta as instituições e seus agentes.

Almeida e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, planejam entrar em contato com autoridades locais para monitorar o caso. A corregedoria da Brigada Militar também iniciou uma investigação para esclarecer os motivos da detenção da vítima antes do agressor.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, expressou sua posição no X, garantindo a abertura de uma sindicância para apurar os fatos com rapidez e rigor. Leite reiterou sua confiança nas forças de segurança, enfatizando a importância de uma investigação cuidadosa para preservar a integridade dos profissionais envolvidos.

O caso ocorreu após uma discussão no sábado, que ganhou atenção nas redes sociais. Silva, um motoboy de 40 anos, foi agredido por Sérgio Camargo Kupstaitis, de 71 anos, durante um conflito no qual Everton sofreu um golpe de faca. Apesar de ser a vítima, Everton Henrique foi detido pela polícia por suposto desacato à autoridade, enquanto Sérgio Camargo foi detido por lesão corporal leve. Ambos foram liberados para responder em liberdade.