Elon Musk afirma que primeiro humano a receber chip cerebral de Neuralink movimentou mouse utilizando o pensamento

Foto: Reprodução/X

Elon Musk, fundador da Neuralink e conhecido por suas inovações, anunciou que o primeiro paciente humano a receber um chip cerebral da empresa conseguiu controlar um mouse de computador utilizando apenas seus pensamentos. Este marco foi compartilhado durante um evento no Spaces da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, onde Musk destacou a recuperação completa do paciente sem efeitos adversos conhecidos.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

A capacidade de mover um cursor na tela mentalmente representa um passo significativo para a Neuralink, que agora se concentra em aprimorar a interação do paciente com o botão do mouse. Apesar dos avanços, a Neuralink manteve-se reservada e não fez comentários adicionais sobre o desenvolvimento.

A empresa havia implantado com êxito um chip em seu primeiro paciente humano recentemente, seguindo a autorização para testes em humanos obtida em setembro. O procedimento, realizado com o auxílio de um robô cirúrgico, visa inicialmente habilitar o controle de cursores e teclados computacionais por meio da atividade cerebral.

Musk, cujas ambições para a Neuralink incluem o tratamento de condições como obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia, enfatiza a potencial revolução nos cuidados médicos que a tecnologia poderá oferecer. Avaliada em cerca de US$ 5 bilhões, a Neuralink enfrenta escrutínios regulatórios e foi recentemente multada por violações de transporte de materiais perigosos, conforme reportado pela Reuters.