Foto: Agência Brasil
A Polícia Civil do Rio de Janeiro indiciou Luiz Antonio dos Santos e Tainara Ribeiro Subtil por utilizar fotos de crianças doentes em “vaquinhas” falsas na internet. Os golpistas usavam imagens reais de crianças para aplicar o golpe, dentre elas uma menina de Gravataí, na Região Metropolitana.
Segundo o jornal O Globo e do Fantástico, da TV Globo, vítimas de cinco Estados brasileiros denunciaram os perfis falsos mantidos pelo casal nas redes sociais. A mulher afirmou em depoimento que agiu sozinha, porém a polícia acredita que o homem também estava envolvido. O caso será analisado pelo Ministério Público do Rio.
Em Gravataí, a família de Winnie dos Santos foi vítima do golpe. Eles abriram uma vaquinha online para custear o respirador mecânico para ela, que custava R$ 100 mil. Um ano depois, que as vítimas descobriram que as informações da menina estavam sendo usadas.
Em abril de 2023, a família enfrentou acusações de golpe após abrir outra uma campanha para ajudar no tratamento da jovem. Ao GZH, a mãe da menina afirmou que recebia xingamentos contínuos e não entendia a motivação, até que foi enviado um link com a arrecadação, que fazia parte do golpe, onde os criminosos já tinham conseguido R$ 35 mil em nome de Winnie.
A investigação revelou que Luiz Antônio utilizava a conta bancária de sua mãe, Hosana Rodrigues dos Santos, para receber o dinheiro dos golpes. Hosana denunciou o casal às autoridades policiais após ser alertada por sua filha, Stephani Santos Barbosa, sobre as atividades suspeitas envolvendo o irmão e a cunhada.