Zagallo divide herança de maneira surpreendente em testamento e expressa descontentamento com filhos mais velhos

Lucas Figueiredo/CBF

O ex-jogador e técnico de futebol, Mario Jorge Lobo Zagallo, que faleceu recentemente, deixou um testamento em que expressa seu descontentamento com três dos quatro filhos, acusando-os de tentativa de extorsão e anulação do inventário de sua esposa, Alcina de Castro Zagallo, que faleceu em 2012. No testamento, de acordo com o site Notícias da TV, Zagallo manifesta o desejo de deixar metade de seus bens apenas para o caçula, Mario Cesar de Castro Zagallo.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

O pedido de abertura e cumprimento do testamento foi feito logo após a morte do tetracampeão, em 9 de janeiro. No documento, datado de novembro de 2016, Zagallo nomeia o caçula como inventariante dos bens e revela estar “profundamente triste e magoado” com os outros três herdeiros.

De acordo com a lei brasileira, a herança de uma pessoa deve ser dividida em duas partes iguais, sendo 50% destinados aos herdeiros diretos, como filhos e esposa. Os outros 50% podem ser distribuídos de acordo com o testamento do legatário. Zagallo optou por destinar os 50% restantes integralmente para o caçula, enquanto os quatro filhos receberão 12,5% cada um. Assim, Mario Cesar ficará com 62,5% dos bens, enquanto os irmãos terão apenas 12,5%.

Zagallo afirma que os filhos Paulo Jorge de Castro Zagallo, Maria Emília de Castro Zagallo e Maria Cristina Zagallo Ballester tentaram anular o cumprimento do testamento de sua esposa, Alcina de Castro Zagallo, como forma de impedir que ele tivesse direito aos bens da própria esposa.

O documento destaca: “O testador deseja, como última vontade, deixar a totalidade da parte disponível de seu patrimônio para o filho mais novo, Mario Cesar de Castro Zagallo. Tal escolha se deu pela profunda decepção com seus três outros filhos.”

Mario Cesar foi reconhecido no testamento por sua dedicação, especialmente no período após a morte de sua mãe, quando os outros três filhos deixaram de dar atenção e carinho a Zagallo.

A reportagem do site Notícias da TV procurou os quatro filhos de Zagallo via e-mail, mas não obteve resposta até a conclusão do texto.