TJD define penalidade para Santa Cruz e Lajeadense por confusão na semifinal do Gauchão A2

Foto: Vinicius Molz/Santa Cruz

No início de dezembro, Santa Cruz e Lajeadense passaram por julgamento devido aos acontecimentos durante a partida válida pela semifinal do Gauchão A2 – Esportes da Sorte. O confronto foi marcado pelo acesso do Galo, mas também por confusões e pela queda de parte da arquibancada do Estádio dos Plátanos.

A súmula do árbitro Jean Pierre Goncalves Lima descreve que, aos 29 minutos do segundo tempo, a partida teve que ser interrompida por quatro minutos devido à remoção de torcedores feridos após o desabamento da arquibancada. Após o jogo, ocorreu um tumulto entre jogadores das duas equipes, mas o árbitro não conseguiu identificar os envolvidos, pois precisou deixar o campo por questões de segurança.

Após ter recorrido do primeiro julgamento, o Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), o Galo foi punido com a perda de um mando de campo devido à desordem nas dependências do estádio, incluindo invasões e arremessos de objetos. Além disso, o clube recebeu várias multas, que somam um total de R$10.800,00. A estreia do time no Gauchão será contra o Juventude, mas o local ainda não foi definido. O Santa Cruz ainda tem a opção de recorrer ao STJD no Rio de Janeiro.

O Lajeadense também recebeu uma multa de R$2.000,00 devido a seu envolvimento em tumultos durante a partida, conforme o artigo 257 §3º (fato 4) do CBJD, que trata de participação em rixas, conflitos ou tumultos durante jogos.

Devido ao tumulto e à briga generalizada após o jogo, alguns jogadores foram identificados por imagens e posteriormente receberam a sentença de suspensoão por seis partidas. São eles Hypollito, que estava no Santa Cruz na época, e Diego Clemente, Patrickão e Bruno Reis, que atuavam pelo Lajeadense na ocasião.

Informações do Diário Popular afirmam que o zagueiro Bruno Reis, atualmente contratado pelo Brasil, equipe de Pelotas, teve a punição revertida em pena social, com valor estabelecido e já quitado pelo próprio atleta, estando assim a disposição do clube para atuar no Gauchão. Não há informação sobre os outros atletas.