Temporal causa estragos em diversas regiões do RS

Foto: Aline Klug/O Bairrista

O Rio Grande do Sul foi surpreendido por chuvas intensas e temporais isolados neste domingo (14). Essa foi apenas a primeira de uma série de instabilidades previstas para esta semana conforme alerta a MetSul Meteorologia. A instabilidade começou a se formar na fronteira com o Uruguai, durante a manhã, e se espalhou pelo território gaúcho ao longo do dia.

Segundo a MetSul, à medida que avançava pelo estado, a instabilidade encontrou ar quente, criando nuvens carregadas que resultaram em chuvas fortes e temporais isolados em várias regiões. A temperatura chegou a atingir 38ºC nos vales e quase 37ºC em Porto Alegre, com sensação térmica acima de 40ºC em algumas cidades. Além disso, o Sul do estado enfrentou a queda de granizo e ventos fortes que causaram danos em várias áreas, incluindo Pelotas, Arambaré, Quaraí e Rosário do Sul.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Na Grande Porto Alegre, a chuva e os temporais chegaram no fim da tarde, acompanhados por trovoadas e ventos fortes. Em algumas cidades, como Canoas e Novo Hamburgo, houve queda de granizo, árvores caídas, placas danificadas e falta de luz.

Na Serra, os temporais também causaram estragos, deixando parte de Garibaldi sem eletricidade e derrubando árvores em várias estradas, incluindo a BR-470 e a ERS-122. Outras regiões, como o Vale do Rio Pardo e o Vale do Taquari, também sofreram com destelhamentos e danos causados pelo vento forte.

Os problemas se estenderam até as Missões, onde São Luiz Gonzaga foi atingida por árvores caídas e galhos espalhados pelas ruas. O Corpo de Bombeiros registrou diversas ocorrências, inclusive quedas de árvores sobre residências.

E como será a segunda-feira?

A instabilidade persistirá nesta segunda-feira (15), especialmente na Metade Norte do estado, com a possibilidade de chuva localizada. No entanto, o sol deve aparecer em muitas cidades, principalmente no Oeste e no Sul. Ainda há risco de chuvas fortes e temporais isolados, mas em poucas áreas.

Essa foi apenas a primeira rodada de temporais da semana, e a terça e quarta-feira são motivo de preocupação, com a chegada de uma área de baixa pressão que trará chuvas intensas e ventos fortes. Portanto, é importante ficar atento às atualizações meteorológicas e tomar precauções necessárias para garantir a segurança durante essas condições adversas.