São Vicente do Sul e Cruzeiro do Sul declararam situação de emergência após temporal

Foto: Adeildo Mello de Matos / Defesa Civil

As cidades de São Vicente do Sul e Cruzeiro do Sul, enfrentam graves desafios após um forte temporal atingir suas cidades na última terça-feira (16), assim como em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Para lidar com a extensão dos danos causados pelas fortes chuvas e ventos, ambas prefeituras decretaram situação de emergência.

Em São Vicente do Sul, o Carnaval Fora de Época de 2024, que aconteceria nos primeiros dias de fevereiro, foi cancelado. O foco agora é a reconstrução do hospital local, que sofreu danos significativos. A estimativa é que a reforma custe pelo menos R$ 500 mil. Enquanto isso, o atendimento à população continua sendo realizado no Posto de Saúde Central, e as consultas eletivas e atenção primária são conduzidas nos três postos de saúde da cidade. Além da estrutura, as redes hidráulica e elétrica do local também sofreram danos em seus equipamentos.

Já em Cruzeiro do Sul, os prejuízos ultrapassam R$ 5,3 milhões, de acordo com a Defesa Civil. Pelo menos 540 casas foram afetadas, e doze escolas foram danificadas. Além disso, o município enfrenta problemas no fornecimento de energia elétrica e água, afetando mais de 12 mil habitantes, sendo 4,5 mil na zona rural. O órgão está tomando medidas para restaurar o fornecimento em algumas localidades da parte rural por meio da locação de geradores de energia elétrica.