RS tem queda na expectativa de vida em 2021, segundo estudo do governo estadual

Foto: Reprodução/EBC

A expectativa de vida ao nascer no Rio Grande do Sul registrou uma redução significativa em 2021, alcançando 76,38 anos, uma queda de 1,07 anos em comparação a 2020. Este é o primeiro declínio desde o início da série histórica em 2010, reflexo direto dos óbitos causados pela Covid-19. As informações são de um estudo do Departamento de Economia e Estatística, ligado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do estado.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

De acordo com a pesquisa, as doenças infecciosas e parasitárias, incluindo a Covid-19, foram a principal causa de morte no Rio Grande do Sul em 2021, representando 26,4% do total de 117.722 óbitos.

Em contraste, essas doenças ocupavam o nono lugar em 2019 e subiram para o terceiro em 2020. A pesquisa também destaca um aumento de 26,9% no total de mortes em 2021 em relação ao ano anterior.

Uma análise adicional revelou que, se excluídas as mortes por doenças infecciosas e parasitárias, a expectativa de vida no estado seria de 78,33 anos, indicando um impacto substancial da pandemia.

O estudo também aponta uma persistente diferença de sete anos na expectativa de vida entre homens e mulheres no estado, com as mulheres tendo uma expectativa de vida de 79,88 anos, em comparação aos 72,86 anos para os homens em 2021.

Além das doenças infecciosas, as doenças do aparelho circulatório e neoplasias (câncer) foram as próximas principais causas de morte, seguidas por doenças do aparelho respiratório e causas externas.

Interessantemente, as causas externas, como homicídios e acidentes, são as principais causas de morte entre a população de 1 a 34 anos, enquanto as doenças infecciosas predominam nas faixas etárias de 35 a 79 anos.

O estudo também apresentou dados por região, mostrando variações na expectativa de vida entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes). A maior expectativa de vida foi registrada na região do Corede Norte, com 79,66 anos, enquanto as menores expectativas foram observadas nas regiões da Campanha, Vale do Sinos e Fronteira Oeste.