Recém-nascido morre após longa espera por UTI neonatal

Foto: Divulgação/Hospital de Caridade de Três Passos

Um bebê recém-nascido, chamada Laís Valentina de Moura Rodrigues, faleceu na madrugada de domingo (7) após mais de 12 horas de espera por uma vaga na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal. A informação inicial foi divulgada por GZH.

Laís nasceu no Hospital de Caridade de Três Passos, na região Noroeste, e apresentava um quadro de infecção e insuficiência respiratória após o parto por cesárea. A equipe médica reanimou a criança, e a busca por um leito na UTI neonatal começou por meio do sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint) do Estado.

Os pais da bebê relataram à jornalista Lavínia Fritzen que um leito em Erechim ficou disponível no início da tarde de sábado, mas a equipe de transporte terceirizada pelo Estado, vinda de Passo Fundo, demorou a chegar. Com a distância, a equipe avaliou que a bebê não resistiria à viagem.

Por volta das 18h, surgiu uma nova vaga na UTI neonatal do Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa, mas a família alega que não havia transporte disponível para fazer o trajeto. Outra equipe foi enviada de Passo Fundo, chegando por volta da 1h da madrugada de domingo, mas a bebê faleceu pouco depois da segunda ambulância chegar.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não pode fornecer informações sobre pacientes específicos, mas afirmou que não faltam vagas em UTI neonatal no Estado. Quanto à demora na transferência, explicou que em alguns casos, devido à demanda específica por equipamentos, pode haver atrasos na transferência de pacientes.