Litoral Norte registra mais de 600 queimaduras por água-viva em dois dias

Foto: Divulgação/CBMSC

O Litoral Norte do estado testemunhou um surto de lesões causadas por águas-vivas, com 631 casos registrados pelos guarda-vidas, na segunda-feira e terça-feira (9). Desde o início da Operação Verão, no final de dezembro, o total de incidentes com águas-vivas alcançou aproximadamente 8,3 mil casos, uma cifra ligeiramente inferior aos 8,6 mil casos do mesmo período da temporada anterior.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Tramandaí se destacou com um aumento significativo de casos, registrando 228 ocorrências até o fim de terça-feira, um salto de 193 lesões em apenas um dia, considerando os 35 casos reportados até segunda-feira.

Capão da Canoa também observou um crescimento acentuado, com 83 pessoas buscando ajuda dos guarda-vidas em apenas 24 horas devido a queimaduras causadas por águas-vivas.

O Corpo de Bombeiros esclarece que o aumento de casos em curtos períodos é um fenômeno comum no litoral, influenciado pelo aquecimento da temperatura da água e pela incidência da luz solar no oceano, fatores que favorecem a reprodução das águas-vivas.

Em casos de contato com os tentáculos da água-viva, a recomendação é não lavar a lesão com água corrente, mas utilizar vinagre para aliviar a dor da queimadura.