Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre
O severo temporal que atingiu em cheio a Grande Porto Alegre da noite de ontem (16), causando um rastro de destruição, além de chuvas torrenciais registradas em outras cidades, foi motivo de alerta, emitido pelo Governo ainda na segunda-feira (15). Hoje (17), o Estado anunciou que mantém o nível máximo de atenção devido à possibilidade de condições semelhantes em quatro regiões do RS.
As áreas com maior risco, segundo o Governo do Estado, são: Região Metropolitana, Vale do Caí, Campos de Cima da Serra e Litoral. O governador Eduardo Leite fez um pronunciamento à população nesta manhã, destacando a situação.
Além do alerta, Leite mencionou os danos causados em municípios como São Vicente do Sul e assegurou apoio à secretaria de saúde de Porto Alegre para realizar reparos nos hospitais da capital que foram afetados e danificados.
Durante o episódio de ontem, o Corpo de Bombeiros recebeu mais de 500 chamados, conforme relatou o governador. “Registramos estragos em 25 cidades até o momento, sendo que os principais danos incluem quedas de árvores, postes e interrupção de vias“, afirmou.
Até o momento, o Rio Grande do Sul lamenta uma morte como resultado da tempestade. A vítima é um homem residente em Cachoeirinha, que foi atingido por uma estrutura metálica.