Governador de Roraima tem mandato cassado pela terceira vez

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Justiça Eleitoral de Roraima decidiu cassar o mandato do governador do Estado, Antonio Denarium (Progressistas), pela terceira vez. A decisão também se aplica ao vice-governador Edilson Damião (Republicanos), porém, apenas Denarium fica inelegível por oito anos, caso a condenação seja mantida. Eles ainda podem continuar nos cargos, pois há a possibilidade de recurso.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), a cassação do mandato de Denarium se deu devido a abuso de poder político e econômico, com a utilização de programas sociais para benefício eleitoral.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Outras acusações semelhantes foram feitas em 2023, incluindo a distribuição de cestas básicas durante as eleições de 2022. Na época, o governador expressou confiança de que as instâncias superiores eleitorais esclareceriam a situação.

A assessoria de imprensa do TRE-RR informou que a decisão será oficialmente publicada até sexta-feira (26), após a assinatura do juiz. Denarium e sua chapa foram eleitos em 2022 no primeiro turno, com 56,6% dos votos válidos.