Foto: Reprodução/Redes Sociais
Neste domingo (14), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros confirmaram que, devido às fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro no final de semna, pelo menos 11 pessoas perderam suas vidas, e uma mulher está desaparecida.
As tragédias ocorreram em diferentes áreas: nos bairros de Ricardo de Albuquerque, Acari e Costa Barros, na zona norte do Rio de Janeiro, e nas cidades de São João de Meriti, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Três mortes ocorreram na cidade do Rio de Janeiro: um homem faleceu em decorrência de um desabamento causado por um deslizamento de terra, uma mulher foi encontrada sem vida, possivelmente vítima de afogamento e a terceira vítima fatal foi uma mulher que foi soterrada.
Continuam em andamento as buscas por uma mulher que desapareceu após um carro cair no rio Botas, em Belford Roxo, na noite de ontem.
Já em Nova Iguaçu, foram registradas três mortes. Uma mulher foi resgatada sem vida em um rio e um homem perdeu a vida afogado. Na mesma cidade, um homem foi encontrado sem vida perto de uma passarela e apresentava sinais de afogamento.
Duque de Caxias registrou dois óbitos: um homem sofreu uma descarga elétrica e outro faleceu por afogamento. Já em São João de Meriti, um homem foi vítima de uma descarga elétrica. Também foi confirmada uma morte em Belford Roxo.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) alertou que o risco de inundações e alagamentos é alto ou muito alto na capital, nas regiões metropolitana, Serrana, Sul, Noroeste, Costa Verde e na Baixada Fluminense. Em outras partes do estado, o risco é baixo a moderado.
Segundo a MetSul Meteorologia, estações do Cemaden indicaram volumes em 24h apenas durante o sábado de 235 mm em Mesquita e São João do Meriti, 232 mm em Nilópolis, 166 mm em Seropédica, 161 mm em Queimados, 131 mm em Japeri, 125 mm em Beldord Roxo, 124 mm em Paraty, e 103 mm em Niterói.
Os maiores volumes de chuva observados pelo Alerta Rio, da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, nas 24h do sábado, foram de 281 mm em Anchieta, 136 mm em Irajá, e 107 mm em Madureira e Bangu. O acumulado na estação de monitoramento de Anchieta entre 1º e 13 de janeiro somou 382,4 mm.