O Gauchão A2 começará somente em abril, mas os times que disputarão a competição já deram início em seus planejamentos. Recentemente, Gaúcho, União Frederiquense, Lajeadense, Pelotas, Inter-SM, Aimoré e Esportivo anunciaram seus primeiros reforços para dentro de campo.
União Frederiquense
Ainda em dezembro, o Leão anunciou a contratação do técnico Hélio Vieira para o comando da equipe em 2024. Além dele, compõem a comissão técnica o auxiliar Jailson Zatta e o preparador de goleiros Rodrigo Souza.
Já nos primeiros dias de janeiro, foi a vez da confirmação dos primeiros dois nomes: o lateral-esquerdo Jander e meia Marquinhos.
Jander: lateral-esquerdo, de 35 anos: O jogador defendeu o União em 2022, onde marcou dois gols em oito jogos. Antes, o atleta passou 10 anos na Europa tendo inclusive disputado a Liga dos Campeões, pelo Estrela Vermelha, da Sérvia, além de também representar clubes de Portugal, Grécia e Croácia.
Marquinhos: Meio-campista. O jogador foi destaque nas categorias de base do clube e, com o profissional, foi campeão da Série A2 em 2021.
Gaúcho
Nos primeiros dias de janeiro, o Gaúcho anunciou a contratação do lateral-direito Marcel, o lateral-esquerdo Otávio e os atacantes Márcio Jonatan e Wesley Pacheco.
Já nesta semana, foi a vez do clube confirmar outros três nomes: o zagueiro Anderson Alagoano, o lateral-direito João Carlos, o volante Kauan e o atacante Laércio.
Anderson Alagoano: Zagueiro, 31 anos: O defensor atuará pelo Santa Cruz na disputa do Gauchão 2024. No currículo, o jogador acumula clubes como Campinense, CRAC-GO e Jataiense-GO, equipes que defendeu em 2023, além de Anapolina, Vila Nova-MG, River, entre outros.
Kauan: Volante, 20 anos. Cria da base do Internacional, o defensor assina seu primeiro contrato profissional.
João Carlos: Lateral-esquerdo, 32 anos: O reforço do Gaúcho foi emprestado ao Murici de Alagoas para o estadual, e retornará após o fim da competição. Na carreira possui passagens por Brusque, Campinense, Londrina, entre outros.
Laércio: Atacante, 34 anos. O jogador retorna ao clube de Passo Fundo após defender a equipe na última temporada, sendo um dos destaques da equipe marcando dois gols em seis partidas. Laércio foi emprestado ao Santa Rosa, onde disputará o Campeonato Paraense.
Lajeadense
No primeiro dia de dezembro, o Lajeadense anunciou a permanência do técnico Serginho, que esteve à frente da equipe na campanha que levou o clube à semifinal do Gauchão A2 de 2023. Além dele, permanecerão o auxiliar Alexandre Bindé, o preparador físico Júnior Peranzoni e o preparador de goleiros Lucas Neves.
Além da comissão técnica, o alviazul confirmou a permanência de quatro nomes que defenderam as cores da equipe na última temporada. São eles: o volante Sampson, o goleiro Igor Dourado, o meia Roger Werkhausen e o atacante Edson.
Já nos primeiros dias de janeiro a equipe confirmou chegada da primeira cara nova: o lateral-esquerdo Christian. O jogador de 26 anos acumula passagem por São José, Inter-SM, São Paulo-RG, Rio Grande, Bagé e, em 2023, defendeu o Farroupilha, atuando em seis partidas.
Pelotas
Ainda em novembro, o Pelotas anunciou o retorno do técnico Paulo Porto. Grande conhecedor da Boca do Lobo, o profissional foi campeão da Copa Sul-Fronteira, Supercopa Gaúcha, Recopa Gaúcha, entre 2013 e 2014, e foi o responsável pela campanha que deu o acesso invicto ao Pelotas. Junto com ele, chegam o auxiliar Ariel Lanzini e o preparador físico Rogério Trentin.
O único nome anunciado até o momento é o do volante Christianno. Com passagem por Vila Nova, Vasco, Sport, Paraná, São Caetano, entre outros, o defensor de 32 anos atuou pelos gaúchos São José e São Luiz na última temporada.
Inter-SM
O Inter-SM é a equipe que mais anunciou atletas até o momento. Ainda em novembro cinco nomes foram confirmados: os volantes David Cunha e Allan Christian, os zagueiros Hugo e Tairone e o atacante Tcharles. Além deles, o clube confirmou Daniel Franco no comando técnico.
No mesmo mês o clube anunciou a renovação de contrato com algumas peças que defenderam a equipe na última temporada: o zagueiro Jean Pablo, os laterais Lucas Evangelista, Alan Bald e Márcio Goiano, o volante Mateus Santana, o meia Jean Roberto e os atacantes Wilson Júnior, Arthur Christo, Michel e David Batista. Além da profissionalização dos atletas da base: o goleiro Vitelmo, o zagueiro Eduardo Noal, o lateral-esquerdo Beto, o volante Gabriel Culpo, o meia Pedro Callegaro e os atacantes Otávio Cabelo e Inácio Artifon.
Caras novas também foram confirmadas nos últimos dias: o atacante Cadinho, os goleiros Rafael Copetti, Villa e Ruan e o volante Leylon.
Cadinho: Atacante, 22 anos. Reforço no setor ofensivo, o jogador defendeu as cores do Inter-SM em 2023,atuando em duas partidas oficiais, e, após, foi transferido para o Esmeraldas Petrolero, do Equador.
Rafael Copetti: O arqueiro chega à Santa Maria com um histórico recente de diversos acessos à elite do futebol gaúcho. Em 2023, Copetti atuou pelo Esportivo na disputa do Campeonato Gaúcho e foi campeão do Gauchão A2 junto ao Santa Cruz. Nos primeiros meses deste ano ele defenderá o Goiatuba EC, na disputa do Campeonato Goiano.
Villa: Também reforço na meta do Inter-SM, Villa chegará à Santa Maria após disputar o Gauchão A2 pelo Santa Cruz, time que defendeu no ano passado, quando foi reserva de Rafael Copetti. No currículo, o arqueiro possui clubes como Barcelona de Ilheus, Guarani-VA, Caçador, Cerâmica, entre outros.
Ruan: Assim como seus companheiros de gol, Ruan também integrou o elenco campeão do Gauchão A2 na última temporada. O arqueiro ainda disputou em 2023 o Gauchão Série B pelo São Paulo, equipe de Rio Grande. Ele irá compor o plantel o Santa Cruz no Gauchão 2024 antes de partir para Santa Maria.
Leylon: Volante, 29 anos. Com passagem por Caucaia, Atlético Cearense, São Borja, entre outros, o defensor chega ao Inter-SM após defender em 2023 Caucaia, Itabaiana, Santa Cruz – onde conquistou o acesso à elite do futebol gaúcho – e Nova Mutum. Assim como alguns colegas de equipe, Leylon disputará o Gauchão pelo Santa Cruz e retornará a Santa Maria após o término da competição.
Aimoré
Após um 2023 marcado pela queda no Campeonato Gaúcho, o Aimoré deu um start nos trabalhos logo cedo, ainda em novembro, com o anúncio do novo treinador. Com passagem pelo Índio Capilé em 2018, Arilson Costa retorna à casamata da equipe.
Após a confirmação do comandante, foi a vez dos primeiros jogadores serem confirmados são eles: o goleiro Marcelo Pitol, o zagueiro Micael, o volante Régis, o meia Ângelo Renan e o atacante Panambi.
Marcelo Pitol: Goleiro, 41 anos. O arqueiro retorna ao time de São Leopoldo para sua sexta passagem pela equipe. No currículo, possui equipes como Caxias, Boavista-RJ, São José, entre outros. Na última temporada Pitol atuou pelo Brasil, sendo titular absoluto. Ele defenderá o Santa Cruz no Campeonato Gaúcho.
Micael: Zagueiro, 37 anos. Campeão do Gauchão A2 pelo Santa Cruz na última temporada, o jogador disputará a primeira divisão estadual pelo Guarany. Na carreira acumula atuações por clubes como Avenida, Pelotas, Novo Hamburgo, Paysandu, Juventude, entre outros.
Régis: Volante, 34 anos. O defensor também já atuou pelo Aimoré, em 2019, e teve seu retorno confirmado para a disputa do Gauchão A2 2024. Na última temporada o jogador atuou pelo Novo Hamburgo, atuando em 24 jogos e marcando um gol.
Ângelo Renan: Meia, 27 anos. O jogador chega ao time de São Leopoldo para sua primeira passagem pelo futebol gaúcho. Em 2023 Ângelo atuou por Tapajós, em cinco partidas, e Pérolas Negras, em dez jogos. Na carreira, possui clubes como Vila Rica, Vitória-ES, Rio Branco-AC, entre outros.
Panambi: Atacante, 29 anos. Nome conhecido, após atuar no Índio em 2019, o jogador retorna ao Aimoré após atuar na última temporada por Coruripe, Tupi e Elite. No currículo, possui equipes de Bahrein e Ucrânia.
Esportivo
Após um rebaixamento na última temporada, o Esportivo também correu para anunciar os primeiros nomes para 2024. O primeiro confirmado foi o técnico Gustavo Papa.
Já entre dezembro e os primeiros dias de janeiro, time de Bento Gonçalves anunciou os primeiros nomes para dentro de campo: o goleiro Rafael Roballo e os atacantes Gustavo Sapeka e Thalles.
Rafael Roballo: Goleiro, 33 anos. O arqueiro disputará o Campeonato Paulista A2 pelo Rio Claro-SP e, após, integrará a equipe do Tivo. Na última temporada Roballo atuou por São Luiz e Passo Fundo. No currículo possui equipes como Uberlândia, Hercílio Luz, Juazeirense-BA, entre outros.
Gustavo Sapeka: Atacante, 31 anos. Assim como Roballo, Sapeka disputará o Paulista A2 pelo Rio Claro-SP. Cara conhecida do torcedor, o jogador defendeu o Esportivo em 2017 e 2020. Seu último clube foi o Santa Cruz, onde foi campeão do Gauchão A2.
Thalles: Atacante, 27 anos. Após defender na última temporada Aimoré e Pelotas, o reforço do Esportivo para o Gauchão A2 deverá ser emprestado para a disputa do campeonato estadual para alguma equipe.