Chuva continua em todo o Estado com alerta de tempestade

Pexels

A terça-feira no Rio Grande do Sul será caracterizada pela continuidade das chuvas em todo o Estado, mas não em todas as cidades gaúchas. A distribuição dessas chuvas varia conforme a região:

No Sul e na Fronteira Oeste, as chuvas ocorrem isoladamente e mal distribuídas.
Na Região Central, Região Metropolitana, Litoral Norte e Norte, as pancadas de chuva estão previstas desde o início da manhã.
No Noroeste, a chuva é mais frequente e volumosa, ocorrendo em qualquer momento do dia.
Apesar da chuva, as temperaturas ainda se mantêm relativamente elevadas em todo o Estado, com máximas atingindo os 36ºC.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo válido até as 10h desta terça-feira devido a tempestades no Rio Grande do Sul. O comunicado alerta para chuvas de até 30mm, ventos com velocidade superior a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há um baixo risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações e alagamentos.

Os maiores volumes de chuva estão previstos para municípios da Fronteira Oeste, como Uruguaiana e Quaraí, com 32 milímetros, o que representa até 32% da média esperada para o mês de janeiro. Em Porto Alegre, a previsão é de 12 milímetros, equivalente a 10% da média para esta época do ano.

As temperaturas se mantêm estáveis em relação à segunda-feira, com Pedras Altas, no Sul, registrando a mínima do dia de 14ºC e Vicente Dutra, no Norte, marcando a máxima de 36ºC. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 22ºC e 30ºC.

Confira a previsão do tempo para algumas regiões do Estado nesta terça-feira:

Região Metropolitana: Tempo instável, com pancadas de chuva em qualquer momento do dia. Os termômetros variam de 21°C a 30°C em Viamão.
Campanha: Tempo instável, com pancadas de chuva à tarde em Bagé. As temperaturas variam de 20°C a 30°C.
Fronteira Oeste: Tempo instável, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia em Uruguaiana. As temperaturas variam de 22°C a 31°C.
Litoral Norte: Tempo instável, com pancadas de chuva em qualquer momento do dia em Torres. As temperaturas variam de 23°C a 27°C.
Litoral Sul: Tempo instável, com pancadas de chuva na segunda metade do dia em Rio Grande. As temperaturas variam de 20°C a 28°C.
Região Central: Tempo instável, com pancadas de chuva em qualquer momento do dia em Santa Maria. As temperaturas variam de 22°C a 30°C.
Região Noroeste: Tempo instável, com pancadas de chuva na segunda metade do dia em Ijuí. As temperaturas variam de 21°C a 31°C.
Região Norte: Tempo instável, com pancadas de chuva na segunda metade do dia em Erechim. As temperaturas variam de 19°C a 28°C.
Região Sul: Tempo instável, com pancadas de chuva na segunda metade do dia em Canguçu. As temperaturas variam de 16°C a 25°C.
Serra: Tempo instável, com pancadas de chuva em qualquer momento do dia em Bento Gonçalves. As temperaturas variam de 19°C a 29°C.