Foto: Divulgação/DetranES
Em um flagrante inesperado, um homem de 29 anos foi capturado utilizando dispositivos eletrônicos para fraudar a prova teórica do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN). O incidente ocorreu na Central do Cidadão da Zona Sul de Natal, na última segunda-feira (22).
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
A ação foi fruto de um esforço de vigilância da Coordenadoria de Habilitação do Detran, que monitorava padrões suspeitos de candidatos reprovados que subitamente alcançavam notas altas, inclusive com 100% de acertos. Ao identificar um candidato com esse perfil, as autoridades se mobilizaram para uma investigação mais detalhada.
Durante a abordagem, foi descoberto que o indivíduo portava uma microcâmera extremamente pequena, disfarçada em sua camisa, um ponto eletrônico diminuto, e um modem de internet escondido junto ao corpo. O esquema consistia no uso do ponto eletrônico para receber instruções, da câmera para filmar o exame, e do modem para transmitir os dados.
Após o flagrante, o candidato foi encaminhado para a Central de Flagrantes, onde foi preso e submetido à audiência de custódia. Ele agora enfrenta acusações judiciais pelo crime cometido.
A prova teórica do Detran, parte crucial no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consiste em um exame com 30 questões. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar no mínimo 21 questões, equivalente a 70% do total.