Apreensão de sete toneladas de tabaco argentino no noroeste do Estado

Brigada Militar/Divulgação

Cerca de sete toneladas de tabaco de origem argentina foram apreendidas em Tiradentes do Sul, na região Noroeste do Estado, em uma ação conjunta da Brigada Militar e Polícia Civil, como parte da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras. Além do tabaco, foram confiscados um trator com guincho frontal, um rádio amador, um caminhão e um reboque agrícola.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

A operação foi desencadeada após informações de que um caminhão carregado com produtos ilícitos vindos da Argentina estaria na região. Os policiais encontraram o caminhão e o reboque carregados com fardos de tabaco ilegal, totalizando cerca de sete mil quilos. Os suspeitos responsáveis pelo transporte fugiram em direção a um matagal nas proximidades e não foram encontrados.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Receita Federal. O crime é classificado como contrabando devido ao risco fitossanitário que representa, pois organismos causadores de doenças podem ser introduzidos no Brasil dessa forma.

Tiradentes do Sul tem sido alvo frequente de contrabando entre Brasil e Argentina através dos portos clandestinos às margens do Rio Uruguai. Recentemente, cerca de 12 mil quilos de soja contrabandeada foram apreendidos na região. Além disso, a polícia recuperou uma retroescavadeira roubada em Piratini, a mais de 560 quilômetros de distância, que estava sendo levada ilegalmente para a fronteira com a Argentina.