Anvisa aprova nova vacina contra Covid-19

Foto: Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo imunizante contra a covid-19, conhecido como Vacina Covid-19 (recombinante). Esta aprovação, solicitada pela Zalika Farmacêutica LTDA, permite o uso da vacina em pessoas a partir de 12 anos de idade.

A vacina se destaca por ser monovalente, utilizando um antígeno de proteína S (spike) recombinante com adjuvante à base de saponina. Esta tecnologia permite a produção industrial do material necessário para gerar anticorpos no organismo, enquanto o adjuvante potencializa essa resposta imunológica.

O imunizante, produzido pelo Instituto Serum da Índia, é composto por material genético recriado em laboratório e reforçado pela saponina, uma substância que fortalece a resposta imune. Há planos para avaliar a inclusão deste imunizante no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Para a imunização primária, a vacina deve ser administrada em duas doses de 0,5ml, com a segunda dose seguindo 21 dias após a primeira. A Anvisa também recomenda uma dose de reforço cerca de seis meses após a imunização primária para indivíduos com 18 anos ou mais.

Este novo imunizante é o sétimo aprovado pela Anvisa desde o início da pandemia, juntando-se às opções já disponíveis no Brasil, como Pfizer, Coronavac, Janssen, e outras.

A eficácia da nova vacina foi respaldada por dois estudos clínicos de Fase 3, ambos randomizados e controlados por placebo. Um estudo realizado nos Estados Unidos e México mostrou uma eficácia de 90,4% na prevenção da covid-19, enquanto outro estudo no Reino Unido apresentou eficácia semelhante de 89,7%.