Foto: Lucas Figueiredo/CBF
A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou nesta segunda-feira (15) que o jogo amistoso entre a Seleção Brasileira e a Espanha será realizado no dia 26 de março. Este encontro, marcado para acontecer no Estádio Santiago Bernabéu, foi organizado em resposta aos insultos racistas sofridos pelo atacante brasileiro Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid.
A decisão de realizar o amistoso vem após um acordo feito em junho de 2023 entre as federações do Brasil e da Espanha. O objetivo da partida é “reforçar o compromisso contra a violência e o racismo” e promover uma grande celebração do futebol entre duas das seleções mais destacadas no cenário internacional, conforme destacou a RFEF em comunicado.
Vinícius Júnior foi vítima de insultos racistas em 21 de maio do ano passado, durante uma partida do Real Madrid contra o Valencia no Estádio Mestalla. O incidente provocou uma onda de indignação no mundo do futebol e resultou na abertura de uma investigação pela Justiça espanhola. Na época, a RFEF reconheceu que o futebol espanhol enfrentava “um problema” com o racismo.
Em junho, quatro torcedores do Atlético de Madrid foram proibidos de entrar em estádios de futebol por dois anos pela Justiça, após serem acusados de simular o enforcamento de Vinícius Júnior com um boneco em uma ponte de Madri.