Foto: Divulgação/PMPA
Após a tempestade que devastou o Rio Grande do Sul na última terça-feira (16), 276 mil clientes ainda estão sem fornecimento de energia elétrica no estado. De acordo com um boletim da RGE divulgado nesta sexta-feira (19), cerca de 185 mil de seus clientes, principalmente na Região Metropolitana, estão enfrentando um blecaute, com 131 mil pontos sem luz.
A CEEE Equatorial, por sua vez, reportou que 91 mil de seus clientes continuam sem energia elétrica. Assim como na área da RGE, a Região Metropolitana é a mais impactada pelos desligamentos. Para acelerar a normalização do fornecimento, equipes de outros estados do Grupo Equatorial estão sendo enviadas ao Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre, os moradores que estão sem energia podem ter que esperar até domingo (20) para que o serviço seja normalizado. Sergio Valinho, superintendente da CEEE Equatorial, explicou: “Presenciamos grandes danos no circuito, como árvores que caíram e romperam cabos, o que requer a intervenção de equipes especializadas. Nestes casos, o tempo de reparo é maior”.
Porto Alegre, um dos municípios mais afetados pela tempestade, declarou situação de emergência. A cidade sofreu com chuvas torrenciais e ventos de até 89 km/h, resultando na queda de ao menos 450 árvores, bloqueio total de 84 vias e paralisação de cinco das seis estações de tratamento de água do Dmae devido à falta de energia. A prefeitura estima que aproximadamente 1,2 milhão de pessoas – 90% da população do município – foram afetadas pela falta de água.