Retrospectiva 2023 O Bairrista: Relembre o que foi destaque em outubro


O ano de 2023 está chegando ao fim e, com ele, é o momento de relembrar os inúmeros acontecimentos que marcaram este período. Para isso, nós, do O Bairrista, reunimos o que foi destaque no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul no “Retrospectiva 2023 O Bairrista“.

Em 365 dias vivenciamos fatos marcantes, sejam eles bons ou ruins. Em escala global o mundo assistiu a intensificação do conflito no Oriente Médio entre Israel e Palestina. Em nível nacional Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, enquanto no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite chegou ao seu segundo mandato.

O ano no RS também foi marcado por várias tragédias ligadas ao clima, enchentes deixaram um rastro de destruição e resultaram em mais de 50 vítimas fatais, mas também mostrou a força e a solidariedade do povo gaúcho. No esporte, o astro mundial Luis Suárez agraciou à todos com seu futebol, vestindo a camisa do Grêmio. Já o rival, Internacional chegou a semifinal da Libertadores da América.

Retrospectiva outubro

Censo aponta que RS lidera o envelhecimento da população no Brasil

Em outubro, dados do Censo apontaram que os idosos tomaram conta do Estado. Isto pois nos últimos 10 anos, o Rio Grande do Sul se destacou como o estado brasileiro com o maior aumento na população idosa. Além disso, os números apontaram que nove das dez cidades mais envelhecidas do país estão localizadas no estado, sendo Coqueiro Baixo a que registrou o maior envelhecimento populacional.

Segundo o IBGE, no RS, a população total é de 10.882.965 habitantes, e 1.534.498 deles têm 65 anos ou mais, representando 14,1% da população idosa. Esse índice coloca o estado como líder no ranking das unidades da federação com a maior proporção de idosos em relação à sua população total.

Israel declara guerra após ataque do Hamas

No dia 7 de outubro, o grupo extremista armado Hamas bombardeou Israel em um ataque surpresa considerado um dos maiores sofridos pelo país nos últimos anos. Os ataques aconteceram principalmente na parte sul do país. Milhares de foguetes foram lançados e os militares de Israel afirmaram que “vários terroristas infiltraram-se no território israelita a partir da Faixa de Gaza”.

O grupo Hamas reivindicou o ataque e afirmou se tratar do início de uma grande operação para a retomada do território. Até o momento, pelo menos 20 mil pessoas foram mortas em Gaza.

São Luiz conquista o título da Copa FGF – Troféu Rei Pelé

Neste ano, a Copa FGF, que homenageou o Rei do Futebol levando o nome “Troféu Rei Pelé”, foi finalizada em outubro. Dentro de campo, o São Luiz repetiu a dose da temporada 2022 e foi o campeão pelo segundo ano consecutivo.

O Rubro liderou o Grupo B com 16 pontos. Nas quartas, o São Luiz bateu o Pelotas e confirmou a classificação às semifinais. A vaga na final foi conquistada diante do Novo Hamburgo. Na decisão contra o São José, o primeiro jogo terminou com a vitória do São Luiz por 2 a 0. No duelo de volta, o Zeca venceu por 2 a 1. Mas no placar agregado, o Rubro levou a melhor por 3 a 2 e faturou o título.

Morre o jornalista Horácio Duarte

No dia 16, o jornalismo gaúcho perdeu um de seus profissionais com o falecimento do jornalista Luiz Horácio Ebeling Duarte, aos 66 anos. Ele estava internado no Hospital de Taquara devido a complicações de pneumonia. O profissional acumulou quase 40 anos de carreira, com passagens por RBSTV, Record TV, TVE e Band RS.

Bobi o cão mais velho do mundo morre aos 31 anos

Conhecido como o cão mais velho do mundo, Bobi, de 31 anos e 165 dias, morreu no dia 21 em Portugal. Bobi estava hospitalizado há alguns dias, devido às fragilidades pela idade avançada, mas não sobreviveu.

Ele ficou famoso pela simpatia e, principalmente, pela idade avançada. Para sua raça, a expectativa de vida fica entre 12 e 14 anos. Além de ser o cão mais idoso vivo, Bobi era o mais velho entre todos os registros do Guinness Book, o livro dos recordes.

Thiago Neves anuncia aposentadoria do futebol

No final de outubro, um jogador multicampeão no Brasil pendurou as suas chuteiras. No dia 25, o meia Thiago Neves anunciou sua aposentadoria do futebol, aos 38 anos de idade. Na época ele afirmou que estava estudando para seguir a carreira no esporte, mas desta vez fora das quatro linhas.

Neves atuou em diversos clubes do futebol brasileiro, dentre eles Cruzeiro, Fluminense, Flamengo, Grêmio e Sport, além do Paraná. Fora do país, ele defendeu as camisas de Hamburgo (Alemanha), Vengalta Sendai (Japão), Al Hilal (Arábia Saudita) e Al Jazira (Emirados Árabes). Sobre títulos, comemorou três Copas do Brasil, um Campeonato Brasileiro, além de alguns estaduais. Ele estava sem clube desde que deixou o Sport, em 2021.

Morre Matthew Perry, o Chandler de ‘Friends’

No dia 28 o mundo lamentou a morte do ator americano Matthew Perry, que ficou famoso ao interpretar Chandler em “Friends”. Aos 54 anos, ele foi encontrado morto em sua casa, em uma banheira, nos Estados Unidos. Imagens dos companheiros da série chegando ao velório, assim como homenagem dos próprios, tocaram os fãs e repercutiram muito.

Dias após o falecimento, exames toxicológicos apontaram que Perry havia consumido medicamentos com cetamina cerca de uma semana e meia antes de sua morte. Segundo o instituto responsável, a substância detectada causou uma estimulação excessiva do sistema cardiovascular e insuficiência respiratória. Além disso, os exames identificaram a presença de buprenorfina, um opioide, como um possível fator que contribuiu para a morte do ator.