Retrospectiva 2023 O Bairrista: Relembre o que foi destaque em maio


O ano de 2023 está chegando ao fim e, com ele, é o momento de relembrar os inúmeros acontecimentos que marcaram este período. Para isso, nós, do O Bairrista, reunimos o que foi destaque no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul no “Retrospectiva 2023 O Bairrista“.

Em 365 dias vivenciamos fatos marcantes, sejam eles bons ou ruins. Em escala global o mundo assistiu a intensificação do conflito no Oriente Médio entre Israel e Palestina. Em nível nacional Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, enquanto no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite chegou ao seu segundo mandato.

O ano no RS também foi marcado por várias tragédias ligadas ao clima, enchentes deixaram um rastro de destruição e resultaram em mais de 50 vítimas fatais, mas também mostrou a força e a solidariedade do povo gaúcho. No esporte, o astro mundial Luis Suárez agraciou à todos com seu futebol, vestindo a camisa do Grêmio. Já o rival, Internacional chegou a semifinal da Libertadores da América.

Retrospectiva de Maio

O quinto mês do ano foi marcado por diversas perdas, como dos cantores tradicionalistas Velho Milongueiro e Luiz Carlos Borges, da apresentadora Palmirinha e das cantoras Rita Lee e Tina Turner. Em âmbito nacional, o início da Operação Penalidade Máxima colocou diversos jogadores sob investigação por manipulação de resultados, enquanto a nível mundial o sucessor de Rainha Elizabeth foi coroado.

Morre cantor Velho Milongueiro

O mês de maio começou bastante triste em solo gaúcho. Na madrugada do dia 3 de maio, o Rio Grande do Sul se despediu do cantor tradicionalista Velho Milongueiro, que faleceu em Porto Alegre. O músico tinha 83 anos e estava internado para tratar de cânceres na bexiga e na próstata. Natural de Tapes, o músico gravou mais de 10 discos e teve composições interpretadas por nomes como Gaúcho da Fronteira e Sérgio Reis.

Rei Charles III é coroado no Reino Unido

No dia 6 o mundo parou para ver o rei Charles III do Reino Unido ser coroado com a coroa de St. Edward, na Abadia de Westminster, em Londres. A cerimônia ocorreu quase oito meses após a morte da rainha Elizabeth II, a mais longeva da história britânica. Aos 74 anos, Charles assumiu a função em um momento delicado, com a economia britânica pressionada pela inflação e com a família real envolvida em uma série de polêmicas.

Morre a apresentadora e cozinheira Palmirinha

Já no dia 7, foi a vez de dar adeus a apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, que morreu aos 91 anos. A cozinheira teve um agravamento de problemas renais crônicos.

Morre a cantora Rita Lee

Uma das responsáveis por incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo, Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu no dia 8 de maio, aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. Seu legado foi deixado através dos seus 40 álbuns, sendo seis dos Mutantes, 34 na carreira solo.

Morre o músico nativista Luiz Carlos Borges

Um dia depois, outro cantor tradicionalista encerrou sua participação na Terra, o músico nativista Luiz Carlos Borges, que faleceu em Porto Alegre aos 70 anos. Ele estava internado no Hospital da Santa Casa desde 27 de março.

Com 35 álbuns lançados, Borges fez shows em países como Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Áustria, Itália, Eslovênia, Suíça e Polônia e deixou gravações em parceria com músicos como Yamandu Costa e Mercedes Sosa. Além disso, cumpriu cargos públicos na Secretaria de Cultura e Turismo das cidades de São Borja, Santa Maria e Santa Rosa.

Início da Operação Penalidade Máxima

No dia 12 de maio teve início a Operação Penalidade Máxima, que chamou atenção nacional devido a investigação de partidas do Brasileirão 2022 e estaduais de 2023 e por marcar o combate à manipulação de jogos no futebol brasileiro. A operação começou a partir do Ministério Público de Goiás, que apontou uma organização criminosa especializada em corromper atletas de futebol e lucrar com apostas esportivas. Diversos jogadores sofreram sanções como suspensão e até banimento do futebol.

Morre o ex-zagueiro Áureo

O mês também foi marcado pela morte do ex-zagueiro do Grêmio Áureo Malinverni, aos 89 anos, que faleceu no dia 17. Ele fez parte do time Tricolor no histórico heptacampeonato gaúcho, nos anos 1960, formando dupla com Airton Pavilhão. Além disso, é considerado um dos maiores zagueiros da história do clube e está imortalizado em sua Calçada da Fama.

Walter desembarca no RS para passagem pelo futebol gaúcho

Também em maio, o futebol gaúcho chamou a atenção pela chegada do atacante Walter, ao Pelotas. Na época, além do marketing ao clube, seu físico chamou bastante a atenção, uma vez que o jogador estava com 126kg, gerando inúmeras críticas. Sua passagem no Lobo foi apagada, atuando em cinco partidas e não marcando nenhum gol.

Após, o jogador foi anunciado no São Borja, em uma passagem relâmpago marcada por nova polêmica. Após atuar em apenas uma partida, perder um pênalti, o atacante pediu rescisão contratual menos de um mês após ser anunciado.

Morre a cantora Tina Turner

No dia 24, o mundo se despediu da lenda Tina Turner, cantora americana considerada a rainha do rock n’ roll, que morreu aos 83 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas ela morreu “após uma longa doença” em sua casa na Suíça, conforme anunciado na época. Tina ganhou oito prêmios Grammy e vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo.

Morre o fundador da Escola do Chimarrão, Pedro José Schwengber

Por fim, no dia 30, o Rio Grande do Sul perdeu uma figura bastante importante. Faleceu no penúltimo dia do mês, aos 71 anos, Pedro Schwengber, fundador da Escola do Chimarrão, projeto criado para difundir a bebida típica gaúcha. Schwengber morreu em Venâncio Aires e a causa da morte não foi informada.