Retrospectiva 2023 O Bairrista: Relembre o que foi destaque em julho


O ano de 2023 está chegando ao fim e, com ele, é o momento de relembrar os inúmeros acontecimentos que marcaram este período. Para isso, nós, do O Bairrista, reunimos o que foi destaque no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul no “Retrospectiva 2023 O Bairrista“.

Em 365 dias vivenciamos fatos marcantes, sejam eles bons ou ruins. Em escala global o mundo assistiu a intensificação do conflito no Oriente Médio entre Israel e Palestina. Em nível nacional Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, enquanto no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite chegou ao seu segundo mandato.

O ano no RS também foi marcado por várias tragédias ligadas ao clima, enchentes deixaram um rastro de destruição e resultaram em mais de 50 vítimas fatais, mas também mostrou a força e a solidariedade do povo gaúcho. No esporte, o astro mundial Luis Suárez agraciou à todos com seu futebol, vestindo a camisa do Grêmio. Já o rival, Internacional chegou a semifinal da Libertadores da América.

Retrospectiva de julho

O mês de julho foi marcado por conquistas, como mais um título de Miss Brasil chegando ao Rio Grande do Sul, além do município de Agudo batendo o recorde de maior cuca do Brasil e também de reconhecimento, com Canguçu sendo reconhecida como a Capital Nacional da Agricultura Familiar. Além disso, o mês foi de despedidas, com mortes de artistas renomados.

Gaúcha Maria Eduarda Brechane vence o Miss Brasil 2023

O mês sétimo mês do ano começou com uma conquista. No dia 8 de julho o RS tomou os holofotes por conta da gaúcha Maria Eduarda Brechane, eleita Miss Brasil 2023. Natural da cidade de Rio Grande, ela se tornou a 15ª mulher do Rio Grande do Sul a vencer a competição nacional. O Estado lidera o ranking do concurso que tem 69 anos, seguido de Minas Gerais, com nove faixas, e de São Paulo e Rio de Janeiro.

Morre aos 78 anos a atriz Neusa Maria Faro

Também no dia 8, faleceu a atriz Neusa Maria Faro. A artista tinha 78 anos e ficou muito conhecida do público pelas mãos de Walcyr Carrasco nas novelas Fascinação, Alma Gêmea, Caras & Bocas, Morde & Assopra, Gabriela, Amor à Vida e Êta Mundo Bom, seu último trabalho na Globo. Ela estava internada em um hospital e teve complicações por trombose.

Ator e diretor gaúcho Sérgio Etchichury morre aos 62 anos

Já no dia 20, faleceu o ator e diretor gaúcho Sérgio Etchichury, em Berlim, na Alemanha. O artista tinha 62 anos e sofreu uma dissecção de aorta em casa. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Natural de Santana do Livramento, Etchichury atuou em diversos grupos teatrais gaúchos, como Terreira da Tribo, Cia. Stravaganza, Cia. Rústica e Depósito de Teatro. Em 1999, conquistou o Troféu Açorianos de melhor ator pela atuação em Boca de Ouro.

Canguçu se torna a Capital Nacional da Agricultura Familiar

No dia 24 uma cidade gaúcha foi reconhecida por seus feitos. A Lei 14.638 passou a conferir ao município de Canguçu o título de Capital Nacional da Agricultura Familiar. Atualmente, 63,4% da população da cidade gaúcha, de 55 mil habitantes, moram no meio rural e são responsáveis por uma produção diversificada. Há também rebanho bovino e ovino, além da produção de tabaco. Além disso, Canguçu é o município com o maior número de minifúndios do Brasil, pois possui cerca de 14 mil propriedades rurais.

Morre cantora Doris Monteiro, aos 88 anos

Também no dia 24 o Brasil se despediu da cantora Doris Monteiro. De acordo com a família, ela faleceu de causas naturais em casa, aos 88 anos. A artista começou a cantar profissionalmente ainda na adolescência, no fim da década de 40. Nos anos 50, ela se consagrou como uma das maiores intérpretes do Brasil.

Morre cantora Leny Andrade, aos 80 anos

Ainda no dia 24, outra artista fez sua despedida. A cantora Leny Andrade, referência de samba, jazz e bolero, faleceu no Rio de Janeiro. A artista de 80 anos estava internada e morreu de pneumonia e broncopatia inflamatória. 

Agudo bate recorde de maior cuca do Brasil

Por fim, após o município de Serafina Corrêa ter montado a maior pizza do país em junho, o Rio Grande do Sul alcançou no dia 24 de julho uma nova marca gastronômica. O município de Agudo bateu um recorde de maior cuca feita no Brasil. Foram precisos 15 pessoas, 520 quilos de farinha, 600 quilos de açúcar, 960 ovos e 200 litros de leite para fazer a cuca com 1.650 kg e 14 sabores diferentes. O doce rendeu mais de 8 mil pedaços.