Retrospectiva 2023 O Bairrista: Relembre o que foi destaque em janeiro


O ano de 2023 está chegando ao fim e, com ele, é o momento de relembrar os inúmeros acontecimentos que marcaram este período. Para isso, nós, do O Bairrista, reunimos o que foi destaque no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul no “Retrospectiva 2023 O Bairrista“.

Em 365 dias vivenciamos fatos marcantes, sejam eles bons ou ruins. Em escala global o mundo assistiu a intensificação do conflito no Oriente Médio entre Israel e Palestina. Em nível nacional Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, enquanto no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite chegou ao seu segundo mandato.

O ano no RS também foi marcado por várias tragédias ligadas ao clima, enchentes deixaram um rastro de destruição e resultaram em mais de 50 vítimas fatais, mas também mostrou a força e a solidariedade do povo gaúcho. No esporte, o astro mundial Luis Suárez agraciou à todos com seu futebol, vestindo a camisa do Grêmio. Já o rival, Internacional chegou a semifinal da Libertadores da América.

Retrospectiva de Janeiro

O primeiro mês do ano foi marcado pela posse do presidente Lula e dos governadores em seus respectivos estados. No dia 4, Luis Suárez foi apresentado pelo Grêmio como seu novo reforço. Já no dia 8, o Brasil vivenciou um fato que irá entrar para os livros de história, quando um grupo invadiu a sede dos três poderes em Brasília, contestando os resultados das eleições e promovendo cenas de violência.

Ainda nos primeiros dias de ano foi a vez de nos despedirmos do ídolo do Vasco da Gama e maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, Roberto Dinamite, que morreu aos 68 anos. Poucos dias após, o ex-jogador da Seleção Brasileira, Daniel Alves foi preso na Espanha, no dia 20 de janeiro, acusado de violentar sexualmente uma mulher em uma boate. O mês ainda enfatizou os dez anos do trágico incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria.

Posse do presidente Lula

No dia 1º de janeiro no Palácio do Planalto, Lula foi empossado como presidente do Brasil, pela terceira vez. O evento foi marcado pelo fato inédito de populares subirem a rampa junto ao presidente e o entregarem a faixa presidencial. Jair Bolsonaro, ex-presidente e adversário de Lula nas eleições de 2022, não compareceu no evento. Em discurso, Lula ressaltou a importância da democracia. “Sob os ventos da redemocratização, dizíamos ‘ditadura nunca mais’. Hoje, depois do terrível desafio que superamos, devemos dizer ‘democracia para sempre‘”, afirmou.

Posse do governador Eduardo Leite

Também no dia 1º de janeiro, no Palácio do Piratini, Eduardo Leite foi empossado para seu segundo mandato como governador do Rio Grande do Sul. Leite foi o primeiro governador na história do estado a se eleger duas vezes. Mesmo tendo renunciado ao cargo em seu primeiro mandato, em março de 2022, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, Leite foi tecnicamente reeleito pelo povo gaúcho.

O amor e a liberdade são alicerces poderosos“, disse. O governador estava junto ao namorado Thalis Bolzan, que se tornou o “primeiro-cavalheiro” de forma homoafetiva na história do país.

Ataques antidemocráticos em Brasília

Após a vitória de Lula nas eleições de 2022 e uma posse bem sucessiva, no dia 1º de janeiro, manifestantes que estavam acampados em diversos locais no Brasil protestando contra o resultado das urnas, articularam atos terroristas contra o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, em Brasília. O episódio ocorreu em um domingo, no dia 8 de janeiro.

Durante o ataque, os envolvidos causaram destruição significativa ao patrimônio público, danificando vidraças, mobiliário, vandalizando obras de arte e objetos históricos, além de invadir gabinetes de autoridades, rasgar documentos e roubar armas. Ao todo, mais de duas mil pessoas foram presas.

Morte de Roberto Dinamite

Também no dia 8 de janeiro, o ídolo do Vasco da Gama e maior artilheiro do Campeonato Brasileiro, Roberto Dinamite, veio a óbito aos 68 anos. O ex-jogador passava por um tratamento de câncer no intestino e não resistiu a uma piora no quadro. 

Prisão de Daniel Alves

O lateral-direito ex-Seleção Brasileira, Daniel Alves, teve prisão preventiva, sem fiança, decretada pela Justiça espanhola, no dia 20 de janeiro. O ex-jogador foi detido após ser acusado de assediar sexualmente uma jovem espanhola, na noite de 31 de dezembro, em uma boate de Barcelona. O jogador foi transferido para o presídio Brians 2, localizado nos arredores de Barcelona no dia seguinte e cumpre prisão no local desde então.

Em novembro deste ano, o Tribunal de Justiça Espanhola sugeriu uma pena de 9 anos para o brasileiro. O julgamento está marcado para ocorrer no início de fevereiro de 2024. Daniel teve três pedidos de liberdade negados pela Justiça.

Incêndio da Boate Kiss completa dez anos

A tragédia ocorrida na Boate Kiss, que resultou na morte de 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos, completou uma década em janeiro deste ano, no dia 27. O devastador incêndio na casa noturna desencadeou intensos debates nacionais sobre a necessidade de fiscalização e adoção de medidas preventivas e de combate a incêndios em casas noturnas e locais similares.

Em resposta ao desastre, foi aprovada no Congresso Nacional a Lei Kiss (Lei 1.3425/2017), estabelecendo um conjunto unificado de regras aplicáveis a estados e municípios. No mês que completou 10 anos da tragédia a plataforma de streaming, Netflix, lançou um seriado sobre o ocorrido. A produção não foi bem aceita por alguns familiares das vítimas envolvidas.

Luis Suárez no Grêmio

No futebol, Luis Suárez, a estrela uruguaia, foi oficialmente apresentada como jogador do Grêmio na quarta-feira, dia 4 de janeiro, diante de mais de 33 mil torcedores na Arena Grêmio. Vestindo a camisa do Tricolor, o centroavante foi recebido com entusiasmo e ovacionado pelos fãs desde o momento em que pisou no gramado.

Boa noite a vocês, é muito difícil para mim falar português, mas vou falar isso: muito obrigado pela recepção a toda torcida, ontem, hoje pela manhã. A torcida está junto com os jogadores e acho que vão acontecer coisas muito importantes. Mas, agora, vou falar em espanhol, para me explicar melhor (risos)“, declarou Suárez.

Ao longo da temporada, Suárez correspondeu às expectativas dos torcedores e marcou 29 gols em 55 jogos. O centroavante foi artilheiro da equipe no ano e recebeu o prêmio de melhor jogador do Brasileirão 2023.