Prefeitura de Porto Alegre anuncia caminhão-pipa e gerador para solucionar falta de abastecimento de água

Corsan começa a aceitar pagamento por Pix em Cachoeirinha
Foto: Pedro França / Agência Senado

O prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou hoje (20) um conjunto de medidas para enfrentar o problema de falta de abastecimento de água em Porto Alegre, que já dura seis dias. Entre as medidas, estão a contratação de mais 13 caminhões-pipa e a instalação urgente de geradores em estações de tratamento de água.

Uma das medidas emergenciais é a instalação de um gerador de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, na Zona Sul. Outras medidas de curto prazo incluem o aumento no número de caminhões-pipa, que passará de 8 para 21, e manobras na rede de tratamento.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, afirmou que a unidade afetada pela falta de energia elétrica ficou sem eletricidade por cerca de 4 horas na semana passada. Segundo ele, para evitar futuros problemas, um estudo está em andamento para determinar a potência necessária do gerador a ser contratado para o verão.

Em relação à CEEE Equatorial, que fornece energia elétrica na região, a prefeitura afirma que está monitorando o desempenho durante o verão, com a esperança de que haja menos interrupções de energia em comparação com o ano anterior. A empresa reconheceu uma falha no sistema de energia e está trabalhando para melhorar a situação.

A falta de água também foi relatada por moradores de cidades da Região Metropolitana, como Novo Hamburgo, Parobé, Viamão, Alvorada e Gravataí, durante a semana passada.