Foto: Divulgação/Polícia Civil
Nesta terça-feira (12), a Polícia Civil efetuou a prisão de um indivíduo suspeito de envolvimento em uma série de mortes ocorridas em Rio Grande, na Região Sul. Robson Salort da Silva, de 46 anos, que estava foragido desde dezembro de 2022, foi preso em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, após romper a tornozeleira eletrônica.
A Delegacia de Capturas do Departamento de Investigações Criminais (Deic) conduziu a operação após meses de investigação e monitoramento da rotina de pessoas próximas a Robson. A polícia informou que ele é membro de uma organização criminosa originária da região do Vale do Sinos e estaria envolvido em uma onda de mortes ocorrida em 2022.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Os assassinatos tiveram início após a descoberta de um falso plano de fuga de dois presos da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) em outubro de 2021. O plano envolvia o uso de explosivos, fuzis, metralhadoras e até um helicóptero. Mais tarde, a polícia descobriu que o plano não era real, mas uma estratégia para incriminar os rivais e tomar o controle do tráfico de drogas no Sul do estado.
Após esse incidente, os conflitos entre organizações criminosas em Rio Grande se intensificaram, levando a cidade a figurar na 24ª posição entre as mais violentas do Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.