Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Com o final do Campeonato Brasileiro 2023, Grêmio e Inter tiveram resultados opostos no torneio, surpreendendo as expectativas dos torcedores que imaginavam campanhas diferentes para a dupla Gre-Nal dentro da competição.
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
O Grêmio conquistou uma vaga direta para a Liberadores da América, ao terminar o torneio em 2º lugar. Este resultado foi aquém do esperado, visto que a equipe recém retornou da Série B para a elite do futebol e passou por um processo eleitoral no final de 2022. A segunda posição foi um prato cheio para a nova direção do Tricolor.
Já o Inter que havia terminado o Brasileirão de 2022 como vice-campeão, decepcionou o torcedor chegando apenas em 9º lugar do torneio e garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana. O time também passou por mudanças na comissão técnica, ao desligar Mano Menezes e contratar Eduardo Coudet, durante o torneio.
Estatísticas da dupla Gre-Nal no Brasileirão
Grêmio
- 21 vitórias
- 5 empates
- 12 derrotas
- 63 gols marcados
- 56 gols sofridos
O time de Renato Portaluppi encerrou sua participação no torneio como melhor mandante ao lado de Palmeiras com 14 vitórias dentro de casa. Contudo, teve a quarta pior defesa do campeonato com 56 gols sofridos. O time teve como artilheiro Luis Suárez com 17 gols em 33 jogos. Média de um gol a cada 170 minutos.
Inter
- 15 vitórias
- 10 empates
- 13 derrotas
- 46 gols marcados
- 45 gols sofridos
O time de Eduardo Coudet e Mano Menezes encerrou o torneio como o 8º melhor mandante com nove vitórias em casa e o 7º melhor visitante com seis vitórias fora de casa. O time teve como artilheiro Enner Valencia com nove gols em 22 jogos. Média de um gol a cada 161 minutos.
- Matéria feita em colaboração com Bruno Lima