Moradores de Encantado seguem abrigados em ginásio após três meses da passagem de ciclone

Foto: Divulgação/Prefeitura Encantado

Moradores de Encantado, localizado no Vale do Taquari, estão enfrentando dificuldades devido ao acúmulo de lixo próximo ao ginásio municipal, onde muitos estão abrigados há três meses após a passagem de um ciclone extratropical.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

A cidade, com uma população de 22,9 mil habitantes, está lidando com um grande volume de entulhos, incluindo cerca de 10 mil toneladas de lixo trazidas do município vizinho de Muçum.

O problema se estende a outras cidades da região. Em Lajeado, aproximadamente 20 mil toneladas de resíduos ainda aguardam destinação apropriada, levantando preocupações de contaminação ambiental. Luís Benoitt, secretário municipal de Meio Ambiente de Lajeado, expressou preocupação com os riscos à saúde pública decorrentes desses locais de acúmulo de resíduos.

As prefeituras têm se esforçado para gerenciar esta situação, recolhendo e armazenando temporariamente os entulhos em locais a céu aberto. Recentemente, o governo do estado do Rio Grande do Sul iniciou a remoção dos resíduos para aterros sanitários, com a utilização de 60 carretas e quatro escavadeiras, mas em algumas localidades, como Estrela, o processo só começará no próximo ano.

Marcelo Camardelli, secretário estadual em exercício do Meio Ambiente e Infraestrutura, destacou a importância da gestão de resíduos sólidos e mencionou a iniciativa do governo estadual em colaborar com a força-tarefa para a remoção dos entulhos.

Enquanto a limpeza não é concluída, moradores como Vanessa de Souza continuam enfrentando problemas devido ao acúmulo de lixo próximo ao ginásio, com impactos na saúde e no bem-estar. A Prefeitura de Encantado reconheceu os desafios enfrentados e destacou os esforços para acelerar a remoção dos resíduos.