Foto: Agência Brasil
A Secretaria de Comunicação da Presidência confirmou hoje (5) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estará presente na posse de Javier Milei na Argentina, apesar das tentativas de aproximação nas últimas semanas. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Vale ressaltar que durante sua campanha, o novo presidente argentino fez comentários críticos sobre Lula, chamando-o de “corrupto” e “comunista”.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Em 20 de novembro, um dia após a eleição de Milei, a Presidência brasileira já havia anunciado que Lula não compareceria à posse do novo líder argentino. O assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim, explicou que o presidente se sentiu pessoalmente ofendido pelas declarações.
No entanto, o presidente eleito da Argentina mostrou uma postura mais pragmática após sua eleição e tentou se aproximar de Lula ao convidá-lo formalmente para sua posse, segundo fontes brasileiras. Em 26 de novembro, Milei enviou Diana Mondino, sua futura ministra das Relações Exteriores, a Brasília, para fazer um convite ao presidente do Brasil para participar da cerimônia de posse.