Foto: Divulgação/Fifa
A Fifa anunciou nesta quinta-feira (14) os três finalistas ao prestigioso prêmio The Best 2023 para o melhor jogador do mundo. O argentino Lionel Messi, ex-Paris Saint-Germain e atualmente atuando pelo Inter Miami, enfrentará a concorrência do norueguês Erling Haaland, do Manchester City, e do francês Kylian Mbappé, do PSG. O vencedor será revelado em uma cerimônia em Londres, agendada para o dia 15 de janeiro de 2024.
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Haaland teve uma temporada notável, marcando 55 gols, dos quais 32 foram dentro do período avaliado pelo The Best. Suas conquistas incluem a Chuteira de Ouro e a artilharia da Champions League, além de liderar o Manchester City na conquista da Tríplica Coroa.
Messi, por sua vez, alcançou o recorde de maior artilheiro nas cinco principais ligas da Europa, totalizando 496 gols. Ele e Mbappé também celebraram a conquista do Campeonato Francês.
Este ano, o período de avaliação para o The Best foi mais curto do que o usual, de 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023, ajustando-se após a Copa do Mundo de 2022.
A lista inicial de indicados ao The Best 2023 incluía 12 jogadores, metade dos quais do Manchester City, e curiosamente não contou com o brasileiro Vinicius Junior, destaque do Real Madrid.
O processo de seleção do Fifa The Best envolve um conselho técnico e um colégio eleitoral, composto por jornalistas, capitães e técnicos das seleções nacionais, além do público através de votação online. Cada grupo contribui com 25% da pontuação final.