Dono do Botafogo, John Textor entrega ao STJD relatório com manipulação no Brasileirão

Foto: Vitor Silva/Botafogo

John Textor, proprietário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, continua empenhado em provar alegações de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro de 2023. Em uma entrevista exclusiva à ESPN, Textor revelou que já forneceu provas ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para embasar suas alegações.

Na terça-feira (5), o portal GE noticiou a possibilidade de Textor recorrer à Justiça comum, mas o empresário americano reiterou sua intenção de buscar soluções dentro da esfera esportiva. O ofício com as evidências foi entregue ao STJD às 12h45 de Brasília na quarta-feira (6), dia da última rodada da Série A.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

O Botafogo, sob a gestão da SAF liderada por Textor, pleiteia uma investigação sobre erros de arbitragem no campeonato, os quais, segundo alegam, não foram uniformes entre todos os clubes e afetaram a competitividade do torneio, impactando na disputa pelo título e na luta contra o rebaixamento.

Além de Textor, Thairo Arruda, CEO da SAF do Botafogo, também descartou, por enquanto, a opção da Justiça comum, priorizando o trâmite na Justiça Desportiva.

As reclamações do Botafogo baseiam-se em um estudo realizado pela empresa Good Game!, que utilizou inteligência artificial para analisar decisões da arbitragem durante o campeonato e seus impactos nos resultados. Esse estudo sugere que o Botafogo deveria estar à frente do Palmeiras na classificação, equipe que está perto de conquistar o título.

Textor enfatizou que as evidências de manipulação foram entregues ao STJD e espera uma investigação formal.