Com homenagens a Telmo de Lima Freitas, a 45ª edição do festival Califórnia da Canção Nativa teve encerramento no último final de semana

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uruguaiana

A 45ª edição da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, um dos principais eventos da música regional gaúcha, concluiu suas celebrações no sábado (9) com uma homenagem especial a Telmo de Lima Freitas, um ícone da música do Rio Grande do Sul. A noite foi marcada pela entrega de prêmios aos vencedores das categorias do festival, além de uma estátua em honra de César Passarinho.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

A grande vencedora da noite foi a música “Canto Saudade ao Caraguatá”, que levou a Calhandra de Ouro. Esta canção foi composta pela dupla Henrique Fernandes e João Paulo Deckert, que também conquistou a Coxilha Nativista em Cruz Alta em julho. A música faz referências às obras de Telmo de Lima Freitas, conhecido pelo pseudônimo “Caraguatá”, e foi interpretada por João Paulo Deckert, que também é bandoneonista.

Além do prêmio principal, “Canto Saudade ao Caraguatá” foi reconhecida como a “melhor letra” do festival. Henrique Fernandes destacou a importância de homenagear Telmo de Lima Freitas na Califórnia da Canção, onde ele participou desde a primeira edição em 1971 e venceu com “Esquilador” em 1979.

A Calhandra de Prata foi para “Quero de Lembrem de Mim”, de Rômulo Chaves e Nílton Ferreira, com Nilton também recebendo o prêmio de melhor intérprete. A Calhandra de Bronze foi para a canção “Antenado”, uma homenagem ao falecido músico Bebeto Alves, composta e interpretada por Maurício Barcellos com o acompanhamento do Quarteto Sem Fronteiras.