Calor favorecerá temporais no RS neste final de semana, alerta MetSul

Foto: Pexels

O Rio Grande do Sul está, nesta sexta-feira (1), sob o domínio de uma massa de ar quente, que traz calor intenso para várias regiões. No entanto, as projeções para o fim de semana reserva mudanças significativas no tempo para os gaúchos, com a volta da chuva e o risco de temporais em algumas áreas do estado, de acordo com a MetSul Meteorologia.

A transição começa amanhã (2), quando a massa de ar quente ainda predominará, trazendo calor e abafamento, principalmente na Metade Norte. Por outro lado, na Metade Sul, o tempo começará a mudar, com a ocorrência de chuva e possíveis temporais, acompanhados de vento forte e granizo isolado, principalmente durante a primeira metade do dia.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Ao longo do sábado, a instabilidade se espalhará para outras regiões, embora não atinja todas as cidades. Antes da chegada da chuva, as temperaturas permanecerão elevadas, com calor intenso na Metade Norte. Durante a manhã, muitas cidades já terão temperaturas entre 31ºC e 33ºC, após uma madrugada quente. É esperado que várias localidades na Metade Norte alcancem ou ultrapassem os 35ºC ao longo do dia.

No domingo, a chuva forte atinge ainda na madrugada e de manhã várias cidades do Oeste e do Sul com elevados volumes em curto período, agravando o risco de ocorrência de alagamentos. Na Metade Norte, o sol aparecerá com nuvens em vários pontos antes da chuva, que deve ocorrer mais da tarde para a noite e ser mal distribuída, com ocasionais pancadas fortes e temporais em pontos localizados.

Uma vez que o tempo vai estar instável desde cedo no Oeste, parte do Centro e no Sul, a temperatura se eleva menos no domingo nestas regiões. O calor, outra vez, tende a se dar mais na Metade Norte, que terá outro dia quente, embora nem tanto como neste sábado. Máximas de 33ºC a 35ºC podem ocorrer em pontos mais ao Noroeste e ao Norte, o que piora o risco de tempestades localizadas quando da chegada da chuva.