Temporal na fronteira do RS causa estragos

Foto: Cristiano Pires/MetSul Meoteorologia

A tempestade que atingiu a fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai na noite de ontem (21) causou danos em Santana do Livramento. Além da chuva intensa, ventos fortes e frequentes raios afetaram o parque eólico de Cerro Chato, localizado na região fronteiriça.

Além disso, as rajadas de vento derrubaram a estrutura do galpão de montagem no parque eólico e causaram outros danos em suas instalações. Felizmente, não houve feridos, mas as rajadas atingiram velocidades superiores a 100 km/h, conforme registrado pela estação meteorológica do parque.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

De acordo com a MetSul Meteorologia, várias cidades na Metade Sul também enfrentaram ventos fortes nas últimas horas, como 81 km/h em Encruzilhada do Sul, 78 km/h em Mostardas e 70 km/h em Dom Pedrito. Além disso, a precipitação acumulada até as 10h da manhã desta quarta-feira foi significativa em várias localidades, com destaque para 63 mm em Bagé, 58 mm em Pedro Osório, 54 mm em Dom Pedrito, 51 mm em Livramento, 50 mm em Rio Grande, 44 mm em Jaguarão, 43 mm em Capão do Leão e 40 mm em Pelotas.

O RS ainda registrou um total de 23 mil raios até as 10h da manhã, com os municípios de Dom Pedrito, Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Livramento e Bagé liderando as estatísticas de descargas elétricas.

Segundo a MetSul, a chuva continua avançando pelo estado, com previsão de atingir todas as regiões. O risco de tempestades é baixo, e eventuais ocorrências devem ser isoladas. Os volumes de chuva não devem ser suficientemente altos para causar enchentes em áreas com níveis elevados de água.