Suárez tem acordo encaminhado com o Inter Miami para 2024

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Luis Suárez está prestes a deixar o Grêmio em 2024, conforme reportagem do periódico uruguaio El País desta quarta-feira (1). O comunicado, assinado pelo jornalista Juan Pablo Romero, menciona fontes próximas ao atacante, indicando que um acordo preliminar com o Inter Miami, válido por um ano, já está a caminho. Supostamente, o avanço nas negociações foi evidenciado pela troca de correspondências contendo propostas entre o jogador e o time norte-americano.

O contrato inicial entre Suárez e o Inter Miami tem previsão de término ao final de 2024, com uma opção de prorrogação por mais um ano. O atacante tem a intenção de finalizar sua trajetória profissional jogando ao lado de seu amigo, Lionel Messi.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Tenha as notícias em tempo real na palma da sua mão através do nosso canal do WhatsApp: Clique aqui!

O Grêmio almejava submeter ao atleta uma oferta visando a sua continuidade por mais um ano em Porto Alegre. Tal contexto se deve ao fato de, em julho, Suárez e a administração do time gaúcho terem concordado em finalizar antecipadamente o contrato original de dois anos, previsto para dezembro de 2023.

Naquele momento, Suárez expressou sua decisão de antecipar sua saída, atribuindo-a à sua condição física:

“Me sentia com força física para ficar dois anos. Tive de ser sincero e honesto com meu clube em dizer que no próximo ano não vou conseguir render, pela carga do futebol brasileiro. Foi uma decisão conversada com o clube.”, disse

A chegada de Messi ao Inter Miami gerou instabilidades na relação entre Suárez e o Grêmio durante junho e julho.

Naquela época, o Grêmio resistiu e assegurou a permanência de Suárez. Após semanas de diálogo, um novo acordo foi estabelecido em julho, antecipando o término do contrato do jogador, que vestia a camisa 9, para o final da temporada atual.

O retorno de Suárez, tanto em campo quanto em ações de marketing, validou o investimento feito pela liderança de Alberto Guerra. O jogador, usando a camisa 9, lidera a artilharia do time no ano, com 22 gols e 15 assistências em 46 partidas. As vendas de mercadorias e outras estratégias de marketing renderam aproximadamente R$ 10 milhões ao Grêmio.