Seis homens apontados como líderes neonazistas no RS são presos em operação

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A terceira fase da Operação Accelerare, deflagrada nesta terça-feira (14) resultou na prisão preventiva de sete indivíduos e um adolescente apreendido pelos crimes de apologia ao nazismo e associação criminosa. Durante a ação também foram apreendidos materiais e simbologias de apologia ao nazismo, fardamento inspirado na SS (exército nazista), armas brancas, simulacros de arma de fogo e literatura com conteúdo fascista e nazista.

Entre os alvos no Rio Grande do Sul, seis homens apontados como líderes neonazistas foram presos, sendo eles encontrados nas cidades de Porto Alegre(1), Capão da Canoa (1), Pantano Grande (1), Novo Hamburgo (1) e Canoas (2). O sétimo investigado foi preso em Fortaleza, onde é proprietário de uma livraria que publica e divulga materiais neonazistas.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

As investigações iniciaram em maio deste ano, a partir de uma denúncia anônima que relatava a existência de diversos grupos neonazistas e extremistas no RS. A primeira e segunda fase da Operação resultaram em prisões de suspeitos e apreensão de equipamentos eletrônicos para extração de dados.

De acordo com a Polícia Civil, a análise dos materiais apreendidos e, principalmente, do conteúdo extraído de telefones celulares, permitiu a identificação de diversas células ou grupos neonazistas com características extremistas, separatistas e racistas, bem como de diversos integrantes dos grupos e suas lideranças.