Foto: Agência Brasil
A prefeitura de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, tomou a decisão de interditar o Lar Aconchego do Idoso, uma Instituição para Longa Permanência de Idosos (ILPI) de natureza privada que não recebe financiamento do governo municipal. A ação se deu após uma inspeção realizada pelo Ministério Público (MP), quando foi descoberto que 27 idosos estavam vivendo em condições de maus-tratos e higiene precária.
Ao portal G1, a promotora Juliana Maria Giongo afirmou que o local apresentava um forte odor de urina, sujeira na cozinha, presença de fezes de roedores e insetos, além de mofo em grande parte das instalações, principalmente nas paredes dos quartos, próximo às camas.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
A Vigilância Sanitária também constatou que o local estava em péssimas condições de estrutura, saneamento, higiene e oferta de alimentação insuficiente. Anteriormente, o órgão já havia notificado a ILPI devido a esses problemas.
Segundo a promotoria, a interdição ocorreu devido à gravidade da situação. A maioria dos idosos já foi reunida com seus familiares, que foram localizados por meio dos serviços de assistência social da prefeitura.
O proprietário do local enfrentará um processo administrativo, e a ILPI não será autorizada a retomar suas operações até que o processo seja concluído.