Operação policial desmantela facções em Porto Alegre responsáveis pela entrada de armas no Estado

Foto: Miguel Noronha/Polícia Civil

A Polícia Civil em parceria com o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) desmantelou facções responsáveis pelo fornecimento de armas ilegais em Porto Alegre e arredores. A operação Senhores do Altomonte realizada nesta quinta-feira (3), resultou na apreensão de um vasto arsenal e na prisão de importantes membros das organizações criminosas, impactando significativamente na segurança pública local.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

O esquema investigado por mais de 18 meses incluía compra de armamentos no exterior, comércio e locação no território gaúcho.

A ação contou com o empenho de mais de 700 policiais, que cumpriram 86 mandados de prisão e 107 de busca e apreensão, com a maioria das capturas ocorrendo na capital do estado. A operação, que se estendeu por diversas localidades, teve como foco os líderes dos dois principais grupos investigados. Até o meio da manhã, 61 indivíduos haviam sido detidos, evidenciando a eficácia do trabalho policial.

As autoridades aguardam que as prisões e o material apreendido permitam um avanço no mapeamento da dinâmica das facções e na identificação de seus integrantes. As investigações revelaram que a maior parte das armas que circulam no estado provêm de países vizinhos, com rotas de entrada estabelecidas pela Argentina e Uruguai para pistolas, e pelo Paraguai para armamentos mais pesados, como fuzis e metralhadoras.

“Foi um trabalho extremamente exitoso. Sufocamos dois grupos criminosos, que pretendiam formar um consórcio para fortalecer sua atuação e dificultar a ação da polícia, modificando a estrutura que já vinha sendo mapeada e tentando desviar o foco das apurações”, afirmou o diretor do Denarc, delegado Carlos Wendt.