Foto: Agência Brasil
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para risco de tempestades no Rio Grande do Sul, válidos entre quarta-feira (1º) e quinta-feira (2). Esses alertas têm duas cores: laranja e amarelo, e é importante entender o que cada um significa.
- Alerta Laranja (das 14h às 10h): Isso indica que em algumas áreas do estado, pode haver chuvas intensas de até 100 milímetros em um único dia, rajadas de vento que atingem 100 km/h, raios e até queda de granizo. É um alerta mais severo.
- Alerta Amarelo (das 22h às 10h): Neste caso, as condições meteorológicas são um pouco menos extremas, mas ainda assim requerem atenção. A chuva prevista é de até 50mm e as rajadas de vento chegam a 60 km/h.
Em algumas cidades, como Passo Fundo, no norte, o volume médio de chuva para todo o mês de novembro é de 195 milímetros. Já na capital, Porto Alegre, a média histórica é de 136mm para o mesmo período.
O mapa dos alertas mostra que as regiões norte, noroeste e parte da fronteira oeste estão sob alerta laranja, enquanto o alerta amarelo abrange áreas como região central, litoral norte, serra e região metropolitana.
Esses alertas indicam riscos moderados e baixos de cortes de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e possíveis alagamentos. A orientação é que, em caso de perigo, as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de sua região para obter assistência e orientações de segurança.